Imprensa




Durante a tarde deste sábado (11/8) o público do 5º Festival de Cinema de Triunfo conferiu a Mostra Competitiva de Curta-Metragem do Sertão. Um momento para os cineastas nordestinos mostrarem suas produções e para os presentes no Cine Teatro Guarany se identificarem com as paisagens rurais neles apresentadas.

Realizadores com filmes na Mostra de Curta-Metragem do Sertão (Foto: Costa Neto)


Os filmes exibidos foram O Nascimento do Poeta, de Riva do Vale e Marcos Carvalho; O Som do Aboio, de Adriano Roberto; Metafísica, de Ramon Batista; Antoninha, de Laércio Ferreira Filho; Lampião e o Cimento, de Diassis Pires; Fogo- Pagou, de Ramon Batista; Sertão, Sonho e Cinema, de Adriano Pádua; Zé Monteiro – O Homem que venceu as 5 mortes, de Wilson Freire; Casamento no Queima, de May Waddington e Couro Tecido, de Adriana Botelho.

A realizadora May Waddington estreou nesta mostra seu curta Casamento no Queima. "Terminamos esse projeto em abril, ele é um filme despretensioso, uma experiência antropológica no Sertão", contou. Laércio Ferreira, diretor de "Antoninha", ressaltou a exclusividade de uma mostra do Sertão. "Bacana ter um espaço para essa produção que é recente", disse.

E para quem é do Sertão assistir esses filmes é uma experiência intimista. "Sou de Triunfo mas não conhecia a história do Cine Teatro Guarany, aprendi com o filme Sertão, Sonho e Cinema. É bom ver no cinema lugares tão próximos a nós", disse a servidora pública Jadina Araújo. Outra triunfense, Diana Rodrigues, destacou o filme Zé Monteiro – O Homem que venceu as 5 mortes como seu favorito. "A linguagem matuta estava lá, junto com a poesia, a pintura e a vida do homem sertanejo", destacou.

Posted Yesterday by Portal CulturaPE
____________________________________________________________________________


Filmes paraibanos serão exibidos no Festival de Cinema de Triunfo/PE

Laércio Filho de Aparecida, Ramon Batista de Nazarezinho e Diassis Pires de Coremas representarão o Sertão paraibano no último dia do festival.

 (Elenco do filme Antoninha)

Famosa pelo seu clima ameno, a cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, vive desde a última segunda-feira a capital do audiovisual Nordestino.
Até o próximo sábado, quando o festival será encerrado, serão exibidos 67 filmes nas mostras competitivas, no Cine Teatro Guarany. Dentre os filmes da programação, estão  três produções sertanejas: “Antoninha” do diretor Laércio Filho (Aparecida – PB),  “Fogo Pagou” do diretor Ramon Batista (Nazarezinho – PB) e “Lampião e o cimento” do diretor Diassis Pires (Coremas – PB).

O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Mais uma vez a produção audiovisual do Sertão da Paraíba se destaca em um grande festival de porte nacional, orgulhando assim a cultura sertaneja que fica na torcida pelo sucesso dos filmes junto ao público na exibição do próximo sábado.

 





(Lampião e o Cimento de Diassis Pires e Fogo Pagou de Ramom batista)


Confira, abaixo, a relação dos filmes participantes das mostras do festival nesta sexta e sábado:
Sexta-Feira (10) Mostra Competitiva de Curta-Metragem Pernambucano Deserto (Ficção, Digital, 17 minutos, 2012, PE), de Manuela Piame Spencer Pinta Recife Com Suas Bitolas (Documentário, Digital, 13 minutos, 2011, PE), Hanna Godoy Canção para minha irmã (Ficção, Digital, 17 minutos, 2012, PE), de Pedro Severien Dora (Ficção, Digital, 12 minutos, 2011, PE), de Alice Gouveia Corpo Presente (Ficção, Digital, 20 minutos, 2011, PE), de Marcelo Pedroso Poeta Urbano (Ficção, 35 mm, 16 minutos, 2012, PE), Antônio Carrilho
Mostra Competitiva de Curta-Metragem Nacional Dia Estrelado (Animação, 35 mm, 17 minutos, 2011, PE), de Nara Normande L (Ficção, 35 mm, 20 minutos, 2011, SP), Thais Fujinaga
Mostra Competitiva de Longa-Metragem Nacional Mãe e Filha (Ficção, digital, 80 minutos, 2011, CE), de Petrus Cariry
Mostra Competitiva de Curta-Metragem Nacional Festa no apartamento da Suzana (Ficção, Digital, 5 minutos, 2012, PR), de Christopher Faust Desalmados (Ficção, Digital, 15 minutos, 2012, SP), de Armando Fonseca Iluminados (Ficção, 35 mm, 17 minutos, 2010, SP), de Daniel Alemar Quando morremos à noite(Ficção, 35 mm, 20 minutos, 2012, RJ), de Eduardo Morotó
Mostra Competitiva de Longa-Metragem Nacional Febre do Rato (Ficção, 35 mm, 110 minutos, 2011, PE), de Cláudio Assis
Sábado (11) Mostra Competitiva de Curta-metragem dos Sertões O Nascimento do Poeta (Ficção, Digital, 11 minutos, 2011, MA), de Riva do Vale e Marcos Carvalho O Som do Aboio (Documentário, Digital, 14 minutos, 2012, PB), de Adriano Roberto Metafísica (Ficção, Digital, 12 minutos, 2011, PB), de Ramon Batista Antoninha (Ficção, Digital, 20 minutos, 2011, PB), de Laércio Ferreira Filho Lampião e o Cimento (Documentário, Digital, 8 minutos, 2012, PB), de DiassisPires Fogo- Pagou (Documentário, Digital, 8 minutos, 2012, PB), de Ramon Batista Sertão, Sonho e Cinema (Documentário, Digital, 20 minutos, 2012, PE), de Adriano Pádua Zé Monteiro – O Homem que venceu as 5 mortes (Documentário, Digital, 20 minutos, 2012, PE), de Wilson Freire Casamento no Queima (Documentário, Digital, 8 minutos, 2012, PI), de May Waddington Couro Tecido (Documentário, 35mm, 19 minutos, 2012, CE), de Adriana Botelho
Cerimônia de Premiação e Encerramento Horário – 19h

Portal do do Vale



Nenhum comentário:

Postar um comentário